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Dia Mundial do Coração: corrija hábitos perigosos para prolongar a vida

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração e cada ano tem um tema de fundo. Este ano é o de convencer as pessoas para que se comprometam a seguirem as recomendações de corrigir hábitos de vida perigosos como o de não fumar, evitar erros alimentares e combater o sedentarismo, seguindo uma vida mais ativa fisicamente. Com certeza não temos nada novo, mas vale essa forte cutucada para todos nós.

Os prazeres da vida moderna nos induzem a uma vida sedentária em todos os sentidos, afinal já fazemos quase que todas as tarefas domésticas, financeiras, de contatos pessoais e profissionais, de ideias, tudo à distância pelo celular e pelo computador. O home office tão badalado, deve ser muito bem estruturado para também haver espaço, por exemplo, para as atividades físicas de no mínimo 150 minutos por semana de intensidade moderada ou de ao menos 75 minutos de atividades físicas intensas.

Nos países de primeiro mundo, segundo a Federação Mundial do Coração (WHF), as mortes por doenças cardiovasculares diminuíram pela conscientização da população na prevenção dos fatores de risco, enquanto o câncer manteve sua incidência crescente e assim passou a ser a primeira causa de morte. Nos países em desenvolvimento, as causas cardiovasculares ainda permanecem na liderança.

 

Levar uma vida mais ativa fisicamente é um dos pontos a serem alcançados — Foto: iStock Getty ImagesLevar uma vida mais ativa fisicamente é um dos pontos a serem alcançados — Foto: iStock Getty Images

Levar uma vida mais ativa fisicamente é um dos pontos a serem alcançados — Foto: iStock Getty Images

O tabagismo está em queda vertiginosa pelo mundo, apesar do perigoso incremento dos cigarros eletrônicos, onde a ideia principal é simular a sensação de um cigarro normal, usando a nicotina, elemento que causa a dependência do fumo. A nicotina é diluída num líquido à base de propilenoglicol que é aquecido e evapora. Esse dispositivo ainda está proibido no Brasil.

A WHF alerta para certos modismos alimentares em relação aos falsos efeitos curativos e emagrecedores de certos alimentos e bebidas alcoólicas fermentadas como o vinho por exemplo. O que é saudável não quer dizer curativo e se tem prazer no vinho, o considere apenas pelo prazer, vários estudos recentes demonstraram que junto com a cerveja, o que pode ser bom tem limites definidos na quantidade ingerida por dia, ou seja uma taça de vinho tinto ou 600 ml de cerveja para homens que não tenham problemas crônicos de saúde como o diabete. E mais os acompanhamentos dessas bebidas que causam os problemas de hipertensão arterial e obesidade.

Esperamos que as pessoas se comprometam a manter os hábitos saudáveis e sugerir o mesmo para suas famílias e amigos. Os conhecimentos científicos principalmente os genéticos consideram que o ser humano está capacitado a atingir idades ao redor dos 110 anos desde que os fatores evitáveis causadores das mortes precoces forem bem controlados.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/post/2018/09/26/dia-mundial-do-coracao-corrija-habitos-perigosos-para-prolongar-a-vida.ghtml