Ultramedcampos

contato@ultramedcampos.com.br
  Contato : (22) 2736 - 9350   

Novembro Azul: aumento da próstata é sinal de câncer? Mito ou Verdade.

No Brasil os homens vivem menos do que as mulheres, e, mesmo assim, não possuem o hábito de frequentar o médico periodicamente. Hoje vamos apresentar alguns mitos e verdades a fim de disseminar informações importantes sobre o câncer de próstata.

 

"O câncer de próstata é uma doença de idoso"

Mito, mesmo que 75% dos casos no mundo ocorram em homens a partir dos 65 anos, ainda existem 25% dentro dessa porcentagem que acomete homens com menos de 65 anos.

 

"O câncer de próstata é uma doença hereditária"

Verdade, a presença de casos de câncer em familiares de primeiro grau aumenta o risco de desenvolver a doença.

 

"Existem exames hoje que eliminam a necessidade do toque retal"

Mito, o outro exame que existe hoje em dia para realizar exames preventivos é o PSA, mas às vezes o valor do PSa pode estar dentro dos níveis normais e já apresentar um nódulo maligno que pode ser detectado precocemente através do toque retal.

 

"O aumento da próstata é sinal de câncer"

Mito, à medida que o homem envelhece a sua próstata começa a aumentar. Esse processo é chamado de hiperplasia prostática benigna e não está relacionada ao câncer de próstata. Além disso, pode apresentar aumento do PSA, e em alguns casos pode ser necessária uma biópsia para confirmar ou descartar o câncer de próstata.

 

Vale lembrar que as informações contidas neste material não substituem a consulta médica. Procure sempre realizar uma avaliação com um médico especialista para eventuais dúvidas.

 

Fonte: http://www.corb.med.br/noticia/visualiza/620/novembro_azul:_mitos_e_verdades_sobre_o_cancer_de_prostata